0%
Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Avaliação global sobre o uso responsável de Inteligência Artificial (IA) em cidades

À medida que os avanços nas tecnologias digitais continuam a moldar e transformar as nossas sociedades, o papel dos governos locais e das suas capacidades de utilizar essas tecnologias com o objetivo de melhorar as capacidades de fornecerem serviços no mundo digital tornou-se cada vez mais importante. As novas tecnologias, tais como a IA e soluções derivadas, estão a abrir novas oportunidades para a prestação de serviços nas cidades e apresentam um alto potencial para o crescimento do desenvolvimento sustentável. Com soluções sofisticadas a serem implementadas em ambientes urbanos num ritmo sem precedentes, a IA tem o potencial de melhorar substancialmente a forma como as cidades são construídas e geridas. No entanto, estas oportunidades estão associadas a desafios e riscos, como potencial preconceito e discriminação, violação de privacidade e de direitos humanos, levando, assim, à aceleração dos problemas existentes, reforço das desigualdades estruturais e preconceitos nas comunidades. Como resultado disso, investigadores e profissionais devem projetar e implementar soluções robustas capazes de enfrentarem os desafios e promoverem comunidades resilientes, inclusivas e sustentáveis. Também é vital ter uma boa compreensão das lacunas de capacidade do governo local em relação à IA, os seus pontos fortes e as necessidades atuais para usar a IA para melhorar a prestação de serviços e, finalmente, para melhorar as condições de vida e trabalho de todos.

Em colaboração com o Centro de Pesquisa de Desenvolvimento Internacional do Canadá (IDRC), a Unidade Operacional em Governação Eletrónica da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV) e outras organizações da ONU, a UN-Habitat encomendou um estudo global sobre o uso de IA em cidades para entender a capacidade atual e lacunas de governação, as necessidades das cidades em relação à IA, bem como oportunidades de padronização, cooperação e gonverção com várias partes interessadas. Espera-se que o estudo gere evidências sobre as necessidades e capacidades das cidades relacionadas com o uso responsável da IA, ao mesmo tempo que informa o processo de desenvolvimento de diretrizes técnicas sobre como usar, implementar e governar a IA em contextos de governo local.

Como parte desta iniciativa, convidamo-lo a participar nno questionário "Avaliação global sobre o uso responsável de Inteligência Artificial (IA) em cidades". O questionário avalia as oportunidades e os desafios para alavancar o uso de IA em cidades centradas nas pessoas, considerando os fundamentos do design de serviços e como se aplica ao campo da IA, colocando o lado humano dos dados no centro. Neste inquérito, existem perguntas direcionadas para os especialistas ou gerentes de IA nas cidades, bem como perguntas relacionadas à sua cidade e a qualquer projeto relacionado com IA, os riscos e os benefícios, necessidades de capacidade, desafios e oportunidades, entre outras questões relacionadas. As perguntas abrangem as necessidades e capacidades também em termos de tecnologia, dados, governação, boas práticas e desafios relacionados com a adoção e o uso da IA nas cidades.

Esperamos sinceramente que possa utilizar cerca de 20 minutos do seu tempo para responder a este inquérito. A sua participação é totalmente voluntária. Todas as respostas e informações resultantes serão mantidas anónimas e armazenadas de acordo com os regulamentos europeus e interncionais de privacidade e proteção de dados.

Em caso de dúvida em relação a este inquérito, não hesite em entrar em contato com Soumaya Ben Dhaou (bendhaou@unu.edu) ou Tupokigwe Isagah (isagah@unu.edu). Agradecemos desde já a sua participação neste importante estudo.

Para iniciar o inquérito, por favor, clique em "Seguinte".

Existe(m) 50 questão(ões) neste questionário.